sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Vicentinos recordam Enterro dos Compadres

Foto: Hélio Roldão
A tradição do Enterro dos Compadres cumpriu-se esta noite de quinta-feira, em São Vicente e Ventosa, concelho de Elvas, pelas alunas da Universidade Sénior da localidade.

Segundo Luís Grilo, presidente da junta de freguesia, “esta tradição já não se fazia nos últimos quatro ou cinco anos”. Os homens aguardavam todos com grande expectativa, no largo da Junta de Freguesia, para ouvir as quadras que as mulheres fizeram para cada um, e para saber a quem calhava os bens do boneco.

Rosário, uma das organizadoras deste evento, revelou-nos que “como andamos na Universidade Sénior decidimos fazer a noite dos compadres, e agora cá estamos”. “Daqui por oito dias são os compadres a fazer a noite das comadres, e então nós hoje vamos brincar um pouco com eles”, concluiu Rosário.

Esta tradição teve início pelas 20.30 horas, com as comadres a percorrerem as ruas da freguesia, com o boneco feito por elas, e no fim juntaram-se todas no largo da junta, onde estava a população de São Vicente e Ventosa à espera, para assistir ao testamento do boneco, que de seguida ardeu.

A noite do Enterro das Comadres comemora-se no mesmo local, na próxima quinta-feira.

Fonte: Rádio Elvas

Sem comentários:

Enviar um comentário