quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O Enterro das comadres em S. Vicente

O cortejo tradicional do enterro das comadres saiu à rua na freguesia de S. Vicente e Ventosa, cumprindo-se uma vez mais a tradição na freguesia, para alegria dos vicentinos.

As personagens típicas do cortejo, representadas por populares da freguesia, o sr. padre, o sacristão, o guarda e a mãe da boneca, que com a sua espontaneidade e originalidade tudo fizeram para que o cortejo decorresse dentro do espírito carnavalesco que o caracteriza.

Foto: Hélio Roldão
(clique aqui para aumentar)
Como conta a tradição, os compadres no seu deslocamento vão cantando umas quadras alusivas ao evento em que não se dispensam alguns versos mais picantes, fruto da época o que ninguém leva a mal pois é carnaval.

Foto: Hélio Roldão
(clique aqui para aumentar)
A repartição dos "bens" da boneca, Benvinda Abana Aqui, nome atribuído este ano à comadre homenageada, decorreu, na presença de muitos populares, no largo da junta de freguesia, os quais foram entregues pelo "sr. padre",  com seu estilo peculiar e divertido com a ajuda do seu sacristão, protagonizaram  uma noite bem passada, alegre e divertida que ajudou a esquecer por momentos o frio da noite que se fazia sentir.

Sem comentários:

Enviar um comentário